Seguidores

Translate

Translate

sábado, 25 de janeiro de 2014

O Pug...

                                     O Pug : 


É uma raça de cão de companhia originária da China. Tal afirmação é baseada no fato de ter encontrados cães similares na nação Oriental nos idos de 1.700 a.C.  Todavia, apenas quando à Europa, primeiramente os holandeses e em seguida pelos ingleses, é que a raça atingiu o padrão moderno. Adotada pela realeza européia, foi a preferida de Josefina, espoça de Napoleão Bonaparte. Com o aumento da sua popularidade, conquistou ainda diversos nomes dependendo do país. Foi chamado de mop, carlin, carlino e pug-dog. 

Origem : 

Os cães conhecidos como "Short Mouthed dogs", ou cães de "boca curta", são descritos em escrituras que datam de aproximadamente 700 A.C., e eram, provavelmente, os precursores da raça Pug. No ano 1 D.C. já existiam referências, nos documentos chineses, ao cão “Pai”, referindo-se a um cão pequeno, de pernas e focinho curtos. O imperador Kang Hsi, no ano 950 D.C., elaborou um dicionário com todos os símbolos chineses, e nele há duas referências que poderiam descrever o Pug: “cães com pés curtos” e “um cão com uma cabeça curta”.
No ano de 1300 D.C. havia três tipos principais de cães, o Lo-sze, o Pequinês e o Lion Dog, identificados como antecessores, respectivamente, das raças Pug, Pequinês e Spaniel Japonês. Na China, as três pequenas raças eram frequentemente cruzadas entre si, nascendo os descendentes com características variadas, como cães de pelo curto e longo, numa mesma ninhada.
 
No final do século XVI a China começou a negociar com os países europeus tais como Portugal, Espanha, Holanda e Inglaterra. Os cães pequenos foram levados ao Ocidente como presentes, pelos comerciantes, e começou assim a ascensão da popularidade do Pug na Europa.
 
Os Pugs apareceram, na Europa, inicialmente na Holanda, possivelmente em consequência da famosa companhia mercantil, a Dutch East India Company. Os holandeses nomearam a raça Mopshond, como é chamada ainda hoje.
 
A raça foi denominada PUG na casa de William III e Mary II, quando ocuparam o trono da Grã-Bretanha em 1688. Os Pugs pretos foram documentados em uma pintura de William Hogarth, datada do século XVIII (House of Cards, 1730). O artista era um proprietário orgulhoso de seus Pugs, e ilustrava muitos deles em suas pinturas. Graças a ele, existe um registro excelente da aparência da raça a 250 anos atrás.
 
A popularidade dos Pugs espalhou-se por toda a Europa, com a raça sendo chamada de Carlin na França , de Dogullo na Espanha , de Mops na Alemanha e de Caganlino na Itália . Na França, a raça foi popularizada por Josephine Bonaparte, proprietária do Pug nomeado “Fortuna”. Goya pintou Pugs na Espanha em 1785, mostrando a raça com as orelhas cortadas em suas pinturas.
Por causa da pelagem curta, as rugas da testa de Pugs eram mais visíveis, e os chineses procuravam sempre rugas em determinados padrões similares aos símbolos do alfabeto chinês. O símbolo considerado mais importante, que era mais procurado, era as três rugas que, juntas, representavam a palavra “príncipe”, em chinês.
 
Muito Pugs orientais apresentavam manchas brancas na pelagem, e alguns eram quase inteiramente brancos. No final do século XIX foram registrados Pugs brancos e manchados de branco na Europa, mas estas características foram gradativamente eliminadas por acasalamentos seletivos.

Características : 

Os Pugs não são Buldogues Franceses com orelhas caídase não são mini-Mastiffs ou mini-Bullmastiffs, como podem parecer à primeira vista. Também não têm relação com os Shar-Pei. A raça mais próxima de um Pug é a Pequinês, que apresenta origem comum e história muito similar.
 
A raça Pug é classificada como “cão de companhia“, fazendo parte do grupo dos cães “Toys” ou “de Companhia”, o grupo 9. Os Pugs deveriam pesar entre 6,3 e 8,1 kg, sendo cães pesados para a sua estatura. Sua aparência geral deve ser quadrada e maciça, deve mostrar “multum in parvo ” (muita substância em um pequeno volume), o que transparece em sua forma compacta, com proporcionalidade entre as partes e musculatura firme.
 
A cabeça do Pug é a característica mais original e típica da raça. Deve ser redonda quando você a olha de frente e o focinho completamente chato quando olhado de perfil. Os olhos de um Pug são redondos, escuros, expressivos e cheios da vida. Suas orelhas são ajustadas na cabeça, devendo ser pretas. As rugas na cabeça de um Pug devem ser profundas e fáceis de ver, porque dentro delas a cor é mais escura do que fora. Deve existir uma grande ruga sobre o nariz.
 
Outra característica importante do Pug é sua cauda. A cauda é implantada acima da garupa e deve ser fortemente enrolada. A cauda duplamente enrolada é a ideal que os criadores buscam, mas uma única volta apertada é aceitável. Os Pugs têm basicamente duas cores: fawn (abricot) em várias tonalidades e preta.

De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Pug encontra-se na 53ª posição entre as raças pesquisadas no quesito Inteligência a Adestramento e Obediência a Comandos.

Pontos Positivos e Negativos : 

Pontos Postitivos : 

* São muito carinhosos, mas sem apresentar sintomas de carência excessiva
* São inteligentes e bricalhões 
* Se dão muito bem com outras pessoas.
* Pequenos gastos em petshop 
* Latem muito pouco 
* Não precisam de muita atividade física
* Se dão muito bem com outros animais de de estimação
* Adoram colo
* São pequenos e silenciosos.
* São limpos 
* Gostam de crianças e idosos.

Pontos negativos : 

* Correm maior risco de hipertermia, não se dão bem com temperaturas muito elevadas
* Seus olhos são muito sensíveis, por serem expostos e saltados
* Tem pouca resistência física
* Precisam ter cuidados especiais com a pele
* Tem tendência a engordar 
* Rocam muito
* É um cão de manutenção cara e difícil 

Cuidados : 

Como qualquer cão, deve ser alimentado com ração de boa qualidade, e ter água limpa e fresca a disposição. Deve-se evitar, sempre, doces, alimentos gordurosos e condimentos. Muitos tem tendência à obesidade, então deve-se limitar a quantidade de ração que, para os adultos, deve ser oferecida duas vezes ao dia. É importante lembrar : CHOCOLATE É CONSIDERADO VENENO PARA OS CÃES, pois prejudica o figado. 
Os Pugs são cães para dentro de casa. 
Com relação a pelagem, deve ser escovada todos os dias para a remoção dos pelos mortos, de outra forma, caem pela casa. Soltam muito pelo, principalmente no outono e primavera. As escovadas diárias ajudam nesse processo, e evitam a sujeira excessiva da casa. Durante a escovação, pode-se aproveitar e examinar a pele e o pelo do cão, a procura de lesões e ectoparasitos, que devem ser prontamente combatidos. Uma alimentação com uma ração de boa qualidade é importante para evitar a queda excessiva dos pelos, até mesmo nos períodos de "muda".

Dicas : 

Pugs precisam de atenção em diversos detalhes. Eles requerem cuidados especiais e embora sejam excelentes companheiros, tem algumas desvantagens que precisamos levar em consideração no dia-a-dia para manter o bem-estar e a saúde do nosso amigo.
Beleza : Escove seu pug pelo menos uma vez por semana, para que a pelagem fique sempre bonita. 
Limpeza das Rugas : precisam ter as rugas da face limpa a cada três dias. É importante que a parte interna de cada dobrinha não fique úmida, pois haverá riscos de proliferações de fungos e assaduras. 
Saiba dar Limites : São cãezinhos muito envolventes. No entanto, é importante que o cãozinho saiba BEM a hora de brincar e a hora de ficar quietinho em seu cantinho. Para isso, é necessário que você fale firme com ele. Ao pouco ele dará sinais que está entendendo a hora certa para tudo.
Cuidados com os olhos : Por terem olhos saltados, eles precisam de uma atenção um pouco maior com seus olhinhos. Limpe-os sempre com soro fisiológico, tendo o cuidado de enxugar com gazes, para que as dobrinhas não fiquem úmidas. Caso perceba muita secreção, ou algum machucado, não hesite : leve-o ao veterinário pois infecções mais graves podem até levar a perda da visão ou mesmo dos olhos.
Banho : Quando for dar banho em seu Pug, converse com ele, falando num tom macio, para que ele entenda que o banho é necessário e que é bom para ele. Obviamente, existe os que gostam e outros que detestam; mas ainda assim faça com que o banho não seja um evento tão desagradável. Dê um petisco para que ele associe o banho a algo bom e não tenha medo da água.



 



O Maltês


                   

                                             O Maltês : 

É uma raça canina , também chamada bichon maltês, oriunda de Malta. Embora sua origem seja controversa, reconhece-se a sua antiguidade: de acordo com alguns historiadores, desenhos e esculturas datados de 4 000 a.C, mostram este cão como inspiração; Sobre seu "local de nascimento", alguns afirmam ser o maltês um canino asiático, enquanto outros afirmam ser ele um nativo de Malta, esta última a mais comum colocação aceita. A despeito disso, os primeiros registros encontrados sobre esta raça datam da Europa do século XV, em termos vindos da ilha italiana de Malta e usados como "moedas de troca" por marinheiros. Acredita-se ainda que tenham criado uma lenda curativa sobre o maltês, sendo fácil então, encontrar luvas feitas com seus pelos, por exemplo. A despeito disso, esta raça foi desenvolvida para tornar-se um cão de companhia, em princípio para a realeza europeia, como a Rainha Maria Stuart da Escóscia, que o popularizou na Inglaterra. Saída da Europa e chegada ao Brasil, alcançou o ápice de sua popularidade em meio a esta nação em 2000, quando tornou-se uma das dez raças mais comuns do país.

Família : bichon, companhia, terrier, cão da água. 
Grupo de AKC :  Toys
Área de Origem : Malta
Função de Origem : Cão de colo.
Tamanho Médio do Macho : Altura : 22 - 25 cm. Peso : 1 - 4 kg.
Tamanho Médio da Fêmea : Altura : 22 - 25 cm. Peso : 1 - 4 kg.
Posição no Ranking de Inteligência : 59ª posição 


Energia >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 
Gosto por brincadeiras >>>>>>>>>>>  
Amizade com outros cães >>>>>>>>    
Amizade com estranhos >>>>>>>>>>   
Amizade com outros animais >>>>>>> 
Proteção >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>  
Tolerância ao Calor >>>>>>>>>>>>>>>
Tolerância ao Frio >>>>>>>>>>>>>>>>
Necessidade de Exercícios >>>>>>>>>
Apego ao Dono >>>>>>>>>>>>>>>>>>
Facilidade de Treinamento >>>>>>>>> 
Guarda >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 
Cuidados com a Higiene do Cão>>>>   

História da Raça : 

O Maltês é a mais antiga raças toys européia, e está entre as mais antigas de todas as raças do mundo. A ilha Malta, foi um dos primeiros pontos comerciais, visitada por marinheiros fenícios em 1.500 a.C . Os cães malteses foram mencionados em documentos já em 300 a.C. A arte grega inclui os Maltês desde o século 5 e há evidencias de que até mesmo túmulos foram construídos em homenagem a eles. Embora os cães fossem exportados e distribuídos pela a Europa e a Ásia, o grupo de Malta permaneceu relativamente isolado dos outros cães resultando um cão único e que se manteve assim por séculos. Apesar da marca principal do Maltês ser o seu pelo longo, sedoso e branco brilhante, os primeiros Malteses também nasciam em outras cores. No começo do século 14 eles foram levados à Inglaterra onde se tornaram os queridinhos das damas da sociedade. Escritores dos séculos seguintes sempre comentavam sobre seu tamanho pequeno. Esses cães nunca foram banais, e uma pintura de 1830 chamada “O Cão-Leão de Malta, Último da Raça” sugere que a raça pode ter estado em risco de extinção. Pouco depois, dois malteses foram levados à Inglaterra de Manila. Embora fossem presentes para a Rainha Vitória, eles passaram por outras mãos, e seus filhotes se tornaram os primeiros malteses exibidos na Inglaterra. Nessa época, eles eram chamados de Maltês Terrier, apesar da não terem ancestrais terrier nem as características da raça. Na América, os primeiros malteses foram apresentados como “cães-leão maltês”, por volta de 1877. O nome cão-leão vem provavelmente do costume de seus criadores, especialmente na Ásia, de tosá-los para parecerem com leões. O AKC reconheceu o Maltês em 1888. O Maltês cresceu lentamente em popularidade e hoje é um dos toys mais populares.

Temperamento do Maltês : 

Há muito tempo é o cachorrinho de colo preferido, e o gentil Maltês se encaixa lindamente nesse papel. Ele também tem um lado selvagem que ama correr e brincar. Apesar do seu ar inocente, ele é corajoso e rabugento, e pode desafiar cães maiores. Ele é um pouco reservado com Estranhos. Alguns latem muito. 

Cuidado com os Maltês : 

É fácil satisfazer as necessidades de exercícios do Maltês. Ele se satisfaz com brincadeiras dentro de casa, brincando no quintal ou passeando na coleira. Apesar de seu pelo, o Maltês não é um cão para se viver fora de casa. O pelo precisa ser penteado a cada um ou dois dias. Pode ser difícil mantes seus pelos brancos em alguns locais. Os cães de estimação precisam ser podados para facilitar o cuidado.

Saúde do Maltês : 

Principais Preocupações : Nenhuma
Menores Preocupações : Luxação da patela, fontanela aberta, hipoglicemia, hidrocefalia, distiquíase e entrópio. 
Expectativa de vida : 12 - 14 anos 



Fontes : Wikipédia e Tudo Sobre Cachorros.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Poodle


                                     O Poodle : 


É uma raça canina oriunda da Alemanha (França, de acordo com a Federação Internacional de Cinofilia). É a segunda raça mais inteligente do mundo, de acordo com a listagem feita por Stanley Core. Historicamente, foi uma raça criada para trabalhar na água, tendo uma tosa elaborada para diminuir o atrito e proteger do frio em suas áreas mais delicadas, como pernas e tórax. Todavia,  referências mostram que sua origem é de fato alemã , embora tenha influenciado outras raças , como o barbet, de origem francesa. Em um rápido resumo do surgimento da raça, a FCI, no entanto, dá a França a criação destes caninos. 


Família (Gigante, Médio e Anão) :   cão de caça, companhia e cão da água.
Família (Toy) :  companhia, cão da água.
Área de Origem : Alemanha e Europa Central
Função de Origem (Gigante, Médio e Anão) : Busca na água, artista.
Função de Origem (toy) : Cão de colo. 
Tamanho Médio do Gigante : 45 - 60 centímetros 
Tamanho Médio do Médio : 35 - 45 centímetros
Tamanho Médio Toy : 28 - 35 centímetros
Tamanho Médio Micro Toy : 24 - 28 centímetros

Energia (Gigante e Médio) ....................................................................
Energia (Toy e Micro Toy) .....................................................................
Gosto por brincadeiras (Gigante e Médio)..........................................
Gosto por brincadeiras (Toy e Micro Toy)...........................................
Amizade com outros cães (Gigante, Médio e Toy)............................
Amizade com outros cães (Micro Toy)................................................
Amizade com estranhos (Gigante e Médio).......................................
Amizade com estranhos (Toy e Micro Toy) ........................................
Amizade com outros animais (Gigante e Médio)...............................
Proteção (Gigante e Médio) .................................................................
Proteção (Toy e Micro Toy)....................................................................
Tolerância ao Calor (Todos)..................................................................
Tolerância ao Frio (Gigante, Médio e Toy)..........................................
Tolerância ao Frio (Micro Toy)..............................................................
Necessidade de Exercícios (Gigante e Médio)..................................
Necessidade de Exercícios (Toy e Micro Toy)....................................
Apego ao Dono (Gigante e Médio).......................................................
Apego ao Dono (Toy e Micro Toy).........................................................
Facilidade de Treinamento (Todos).......................................................
Guarda (Todos).........................................................................................
Cuidados com a Higiene do Cão (Todos).............................................

Temperamento e Comportamento :


* Os Poodles são bem brigalhões e felizes
* Possuem agilidades nas atividades físicas
* Embora sejam mimados por seus donos, costumam apresentar comportamento obediente.
* Adaptam-se muito bem em ambientes pequenos, por exemplo, apartamentos.
* Não necessitam grande quantidade de atividades físicas.
* São carinhosos com o Dono e pessoas conhecidas.
* Possuem o instinto de caça, podendo perseguir roedores, pássaros e outros animais de porte pequeno.
* Gostam e necessitam de muita companhia, principalmente do Dono.
* São extremamente criativos em suas atitudes. 
* Aprendem com Facilidade.

Temperamento do Poodle Gigante e Médio : 

O Poodle é um dos cães mais inteligentes e obedientes, combinando exuberância jovial com um gosto por aventuras. Ele mantém raízes caçadoras, e adora correr, nadar e buscar. Ele se dá bem com todos, embora pode ser reservado para estranhos. Ele é excelente para criança.

Temperamento do Poodle Toy : 

O atrevido e energético Poodle Toy é uma das raças mais brilhante e fáceis de treinar. Ele é alerta, receptivo, jovial, vivo, e tem um grande desejo de agradar. É devotado à sua família. Ele é um pouco reservado para estranhos. Outros podem latir bastante.

Temperamento do Poodle Anão : 

O Poodle miniatura é ativo, amável, jovial, quer agradar, é inteligente e obediente, e não é atoa que a raça está entre as mais populares há tanto tempo. Ele é sensível, com tendência a se apegar a uma pessoa, é reservado com estranhos no início. Ele se dá bem com crianças e com outros animais. Alguns latem muito. 

Curiosidades : 

* No passado, os poodles foram muito usados para apresentações de circos e também em brincadeiras de caçadas.
* Em algumas regiões da Europa, os poodle são usados para encontrar trufas.
* Foi a partir do século XVIII que o cão deixou de ser de caça para ser de estimação.

Cuidados com o Poodle : 

Todos os poodles precisam de muita interação com pessoas. Precisam também de exercícios físicos e mentais diariamente. Alguns treinos rápidos de obediência combinados com passeios devem fazer parte do cotidiano do Poodle. Nenhum Poodle deve morar do lado de fora. O Poodle de exposição deve ser escovado todos os dias, ou semanalmente, no caso de pelos mais curtos. O pelo do Poodle quando muda, não cai. Ele fica preso ao redor do pelo novo, e pode embaraçar se não for removido. Os cortes são fáceis de manter e pode ser feito a cada quatro ou seis semanas. 

Saúde (Gigante e Médio) : 

Principais Preocupações : adenite sebácea, torção gástrica, Doença de Addison.
Preocupações Menores : distinquíase, entrópio, catarata, CHD, epilepsia. 
.Expectativa de vida : 10 - 13 anos

Saúde (Anão) :

Principais Preocupações : PRA, Doença de Legg-Perthes, luxação da patela, epilepsia
Preocupações Menores : triquíase, entrópio, atresia dos dutos lacrimais, catarata, glaucoma, e distinquíase.
Expectativa de vida : 13 - 15 anos

Saúde (Toy) : 

Principais Preocupações : PRA, Doença de Legg-Perthes, luxação da patela, epilepsia
Preocupações Menores : triquíase, entrópio, atresia dos dutos lacrimais e cataratas.
Expectativa de vida : 12 - 14 anos. 

Fontes > Wikipédia, Tudo Sobre Cachorro e POODLE.
Nosso lindo Modelo > J.N Champagne Rucker.


sábado, 18 de janeiro de 2014

Shih Tzu com Ciúmes ?




Como Controlar o Ciúmes do seu Cãozinho ?

O cão tem bastante ciúmes da pessoas que gosta e, principalmente, se ele se sentir "dono" delas... É muito comum o cachorro estar do seu lado e, quando alguém vai conversar com você, ele partir para cima, agressivamente, ou fazendo muito barulho... A melhor coisa a se fazer nesse caso é mostrar ao cão que ele não é seu "dono". Para isso, dê bronca nele quando mostrar esse comportamento agressivo. É importante ressaltar que quem deve dar a bronca é a pessoa que está sendo protegida e não a que está sendo atacada. 
Exemplo : se uma amiga chega na sua casa e o cachorro tem ciúme dela, quem deve dar a bronca é você e não ela. A amiga tem que transformar sua aproximação em algo agradável para o cão. Sempre que ela chegar na sua casa, peça para ela fazer bastante carinho no cachorro e se possível dar um petisco. Assim ele vai associar a chegada da pessoa a algo agradável. 

Como lidar com o ciúme do cão em relação a outro cão ?


Quem tem mais de um cachorro em casa, sabe muito bem o que é isso. Para resolver este problema, seguimos praticamente o mesmo princípio que usamos para controlar o ciúme que o cão tem com as pessoas que se aproximam de seus donos. Quando estamos fazendo carinho em um cão e o outro cachorro chega, normalmente já fazemos carinho no outro, e esquecemos do primeiro. Isso acaba despertando o ciúmes, pois o cachorro percebe que quando o outro chega, ele perde toda a atenção do dono. Com o  tempo, ele pode avançar no outro cão, desenvolvendo inimizades, e te obrigando a separá-los. O truque é : quando estiver fazendo carinho em um dos cachorros e o outro chegar, continue fazendo carinho no primeiro. E um carinho até mais gostoso. Dê também um petisco a ele. Isso significa que o cachorro que acabou de chegar não vai receber o carinho, mas é importante que o primeiro relacione a chegada do outro a algo prazeroso. 

Fonte : SMALL BREEDS - SHIH TZU CANIL.