Seguidores

Translate

Translate

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Principais Doenças Caninas


Principais Doenças Caninas :

Como todos os animais, os cães estão suscetíveis a uma vasta lista de doenças, que podem prejudicar muito a vida de do animal e do seu dono. É importante conhecermos quais são essas principais doenças em cachorros para podermos identificar quando ele está doente e sabermos, também, quando é necessário levar nosso amigo ao veterinário para um tratamento adequado. Claro que não é possível entrarmos em detalhes sobre todas as doenças, mas de forma breve vamos esclarecer algumas dúvidas iniciais e tentar demonstrar a importância de conhecermos as doenças de cães e sintomas associados que podem afetar o seu amigo de quatro patas. Dentre as doenças caninas, citaremos primeiros as que são prevenidas pela vacinação e falaremos um pouco sobre cada uma delas : 

  • Cinomose em cães
  • Parvovirose Canina
  • Hepatite infecciosa Canina
  • Leptospirose Canina
  • Raiva Canina
Cinomose em Cães :  É uma das doenças caninas que mais causa mortes. Causada pelo VCC (Vírus da Cinomose Canina), é altamente contagiosa, podendo ser transmitida por contato com secreções  do nariz e da boca (forma direta) ou pelo ar (forma indireta); tem como sintomas principais em seu estágio inicial :


  • Febre
  • Indisposição 
  • Perda de apetite
  • Aumento da secreção nasal e ocular
  • Dificuldade respiratória
  • Espirros
  • Diarreia 
  • Vômitos
No seu quadro mais grave aparecem sintomas neurológicos, tais como, tremores e falta de coordenação motora. Por ser uma doença tão agressiva e contagiosa, o tratamento da cinomose canina, é de difícil realização por isso a vacinação é importante.

Parvovirose : Uma das doenças caninas mais conhecidas, a parvovirose é causada pelo parvovírus e acomete principalmente os filhotes, tem uma taxa de mortalidade alta e pode ser transmitida por contado com urinas ou fezes de outros animais  contaminados. Seus principais sintomas são :
  • Diarreia
  • Apatia
  • Desidratação
  • Perda do Apetite
Uma das principais dicas para evitar essas doenças em seu cãozinho, é evitar sair com ele antes que esteja devidamente vacinado.

Hepatite Infecciosa Canina : Essa doença de cachorro acomete principalmente filhotes de 4 à 10 semanas de vida. Inicialmente ela causa febre branda, podendo passar em até 4 dias. Contundo em seu quadro mais grave ela pode causar morte do filhote. Portanto preste muita a atenção a hepatite canina. Sintomas comuns de aparecer, sendo que o animal pode apresentar : 
  • Aumento dos linfonodos 
  • Sangramento da boca
  • Fezes e urinas com sangue
É uma doença canina muito agressiva, podendo causar óbito um dia após o aparecimento dos sintomas. Por isso é importante levar o animal ao veterinário ao inicio de qualquer suspeita.

Leptospirose Canina : É uma doença muito conhecida no Brasil, pode ser transmitida pelo contato com a urina de roedores, por isso acaba sendo muito comum em locais que sofrem acontecimento de enchentes. Os principais sintomas são :
  • Perda de apetite
  • Aparecimento de lesões na boca do animal
  • Urina com sangue
  • Vômito
  • Diarreia
É muito importante prestar atenção aos sintomas da leptospirose em cães e realizar o diagnostico dessa doença, pois existe risco de contágio inclusive para o dono do animal, sendo portanto uma doença transmitidas por cães, ou seja, uma zoonoses. O melhor método de prevenção está em vacinas de leptospirose canina, por isso é muito importante vacinar o cãozinho todo ano, já que leptospirose pode causar morte tanto do animal quando a do dono, se infectado.

Raiva Canina : Uma das doenças mais conhecidas no mundo todo, causada por um vírus (rabies vírus) é uma das doenças mais antigas do mundo, conhecida também pelo mais antigos como hidrofobia, pois ao causar falta de coordenação motora, o animal não consegue beber água. Além disso, causa também rigidez muscular impossibilitando a deglutição; sialorréia (aumento da produção de saliva) e outros sintomas neurológicos. Em poucos caso experimentais foi alcançado à cura desta doença e a vacinação é obrigatória em todos os mamíferos domésticos. De forma básica essas são as principais doenças que são protegidas pela vacina, existe uma grande variedade de doenças de cachorros. Lembrem-se sempre que qualquer doença é sempre importante consultar um bom veterinário. 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Dúvidas Mais Frequentes Sobre a Esterilização

O que é a esterilização ou a castração ?

- É uma cirurgia efetuada por médico veterinário que impede definitivamente a procriação. Consiste na retirada dos ovários e útero nas fêmeas e na retirada dos testículos nos machos.

Em quanto tempo os animais se recuperam da cirurgia ? 

- Os machos já adultos se recuperam em 1 ou 2 dias. Nas fêmeas adultas, a cirurgia é mais delicada, necessitando de maiores cuidados na primeira semana e atenção até a cicatrização completa da ferida cirúrgica.

A cirurgia faz o animal engordar ?

- O animal não engorda devido a esterilização.

A cadela e a gata podem ser esterilizadas antes de terem a primeira cria ?

- Sim ! Uma cria não acrescenta saúde ao animal e, quando esterilizadas, antes do primeiro cio, as cachorras e as gatas reduzem 90% o risco de terem câncer de mama.

Qual a idade para os animais serem esterilizados ?

- A partir de 2 meses de idade, os filhotes já podem ser esterilizados, tanto os machos quanto as fêmeas, mas o ideal é por volta dos 5 meses, por já estarem vacinados contra a raiva e outras doenças.

Os filhotes esterilizados podem ter problemas de crescimento ?

- Não ! Eles crescem e se desenvolvem normalmente.

Minha cachorra/ gata acabou de ter filhotes. Quando posso esterilizá-las ?

- Após 30 dias a cirurgia poderá ser feita. Cuidado com as gatas ! Elas podem apresentar outro cio e engravidar durante a amamentação.

No caso dos machos, depois de esterilizados continua sendo um bom guarda ?

- Sim ! O animal esterilizado continua com as mesmas características de guardião do seu território.

O animal esterilizado muda de comportamento ?

- Sim, para melhor ! Os machos não fogem atrás das fêmeas no cio e as brigas com outros animais diminuem ou param. Eles perdem o hábito de urinar em todos os cantos para demarcar território e o odor da urina diminui. As fêmeas não apresentam mais cio, as cadelas param de sangrar a cada 6 meses e as gatas param com os miados excessivos.



sábado, 8 de novembro de 2014

Os Dez Mandamentos da Posse Responsável de Cães e Gatos


Os Dez Mandamentos da Posse Responsável de Cães e Gatos:

1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 20 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
2. Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados e vermifugados), em vez de comprar por impulso.
3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida : tamanho, peculiaridade, espaço físico.
4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira / guia e conduzido por quem possa contê-lo.
5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.
6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
7. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mais respeite suas características.
8. Recolha e jogue os dejetos em local apropriado.
9. Identifique o seu animal com plaqueta na coleira, contendo o nome dele e o telefone do proprietário; caso seja possível, escolha uma identificação permanente (micro-chip ou tatuagem).
10. Evite as crias indesejadas. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva e não tem contra-indicações.