Seguidores

Translate

Translate

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Cães Miniatura : Um problema muito grave


Diga NÃO aos cães miniatura !

Na busca por um novo companheiro da raça Yorkshire Terrier, há uma verdadeira corrida pelo exemplar menor. E cada vez mais, outras raças são incluídas nessa busca pelo menor exemplar,  como o Shih Tzu e o Pug etc. A maioria das pessoas desconhecem como pode ser a diferença de convívio determinada por tamanhos diferentes.
O padrão oficial da raça, publicado pela Confederação Brasileira de Cinofilia, filiada à federação Cinológica Internacional, estabelece que o Yorkshire adulto deverá ter no máximo de 3,150kg, sem estabelecer peso mínimo.
Para atender a procura, o Yorkshire acabou subdividido em denominações não conhecidas oficialmente pela Cinofilia. 
Nos anúncios de vendas, os nomes mini, micro, zero ou anão são geralmente atribuídos para exemplares com o peso abaixo de 1,5kg . Essa classificação decorre a diferença de peso e tamanho facilmente perceptível entre Yorkies, além das variações comportamentais tornam-se mais óbvias à medida que o porte diminuiu.
Isso é muito preocupante. Embora não se determine limite mínimo de peso, sabemos que os exemplares com menos de 1,5 kg tem maior tendência à desenvolver uma série de problemas, a começar pela extrema fragilidade física. As fêmeas miniatura, nem sequer conseguem ter partos normais, requerendo cesarianas. Além disso os cães frequentemente apresentam moleiras aberta, epilepsia, hidrocefalia e várias outras características do nanismo, como cabeça abobada e olhos redondos demais. Na verdade, dificilmente um Yorkie miniaturizado tem aparência bonita e saudável. Em geral é desproporcional. 
Quem procura por esses exemplares minúsculos é tão responsável pelo problema quanto que o produz. Hoje já há informações suficiente para que todos saibam que a miniaturização do Yorkie assim como de qualquer outra raça é extremamente prejudicial à saúde dos cães. Não há justificativa para estimulá-la. O consumidor precisa ser consciente. Por mais que achem o cãozinho encantador, não devem compra-lo. Do contrário estará contribuindo para que os criadores inescrupulosos os continuem produzindo. 
É claro, às vezes, mesmo numa criação séria e planejada nasce um filhote ou outro menor do que o ideal, mas estes devem ser afastados da procriação caso suas características fujam dos padrões da raça.
No Brasil, a questão da miniaturização, é tão grave que criadores sérios não estão conseguindo competir com os termos : Mini, Micro, Zero e Anão. 
Tudo isso acaba gerando resultados nocivos. Muitos que se dizem "criadores", afim de atender a demanda, tentam conseguir exemplares cada vez menores. O resultado é o nascimento de cãozinhos tão frágeis que exigem tratamentos diferenciados. Esses exemplares começam a ter resultado da raça diluída. Os exemplares saem disformem e podem ser classificados como verdadeiras aberrações, e esse tipo de ocorrência é observada na maioria das vezes. 

domingo, 26 de outubro de 2014

Pet dos Famosos : Celso Zucatelli e Paçoca



Celso Zucatelli e Paçoca :


Conheça o filho de quatro patas do apresentador do Hoje em Dia :


O apresentador do programa Hoje em Dia, Celso Zucatelli não esconde de ninguém a paixão por seu cãozinho Paçoca. Sua conta no instagram está recheada de fotos do seu companheiro canino, que também tem seu cantinho especial no site oficial apresentador da Record.

Celso Zucatelli já teve gato, passarinho, hamster, porquinho-da-índia, tartaruga e muitos peixes "mas sou mesmo apaixonado por cães", declara o apresentador do programa Hoje em Dia, da Record, que também já foi dono de um Pastor Alemão e um Husky Siberiano. A rotina agitada, porém, fez com que Zucatelli passasse anos sem desfrutar a companhia do seu animal preferido. Com a vida estabelecida e organizada aqui no Brasil, as portas do lar do apresentador voltaram a se abrir para um bicho de estimação. Mas Zucatelli precisou enfrentar outro desafio antes de escolher um novo amigo : "Minha mulher nunca tinha tido um cachorro" . Um belo dia, a própria esposa tomou a iniciativa de querer um cãozinho. "Ela viu um Spitz Alemão (ou Lulu da Pomerânia) na vitrine de um Pet Shop e ficou encantada", diverte-se ao recordar a paixão súbita que a amoleceu. Segundo o apresentador, a escolha não poderia ter sido mais certa. "Ele é dez, adora estar em nossa companhia. Se brincarmos com ele, acompanha nossa animação. Quando o programa é mais preguiçoso, Paçoca também está lá, ao nosso lado. Para viajar, não faz barulho nem reclama do tempo de percurso", enumera os muitos motivos para admirar o companheiro de quatro patas. Zucatelli e a esposa retribuem o amor de Paçoca com muito carinho e dedicação. Os cuidados com o bem-estar do cão podem ser vistos nas costumeiras voltinhas pelas ruas no quarteirão onde moram. " Os passeios são minha prioridade quando consigo chegar cedo em casa". Nos fins de semana, o apresentador investe tempo em programas mais agitados : " Ele me acompanha em voltas de bicicleta e de skate elétrico". Celso confessa que se pudesse, passaria o dia todo na companhia do cão - não é atoa que Paçoca visita os bastidores da Record frequentemente. "Ele fica bem no estúdio do programa, anda comigo pelos corredores da emissora e vai no colo de qualquer um", revela o dono orgulhoso da sociabilidade de seu cachorro de estimação. O temperamento alegre de Paçoca é o grande encantamento do apresentador. " Um dos melhores momentos da minha rotina é entrar em casa. A festa que ele faz deixa qualquer problema do lado de fora". Celso também admite que não consegue ser muito rígido na hora das refeições. Embora o cardápio diário de Paçoca seja recheado de ração adequada para sua raça, vez ou outra ganha alguns petiscos. Mas quando quer mesmo agradar, o apresentador recorre a uma estratégia infalível : oferece melancia a ele. "Ele é apaixonado pela fruta". diz ele mostrando conhecimento sobre o paladar do pet.

Ficha Técnica :

Nome : Paçoca
Idade : 2 anos
Raça : Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia 
Signo : Peixes
Comida Favorita : adora uma melancia
Passeio Favorito : Caminhada no calçadão, quando viajavam para o litoral
O que ele adora : Ficar perto da gente
O que ele detesta : Ficar longe de seus donos e companheiros inseparáveis
Mania engraçada : Roubar meias sujas
Ritual de Beleza : banho semanal 
Sou louco por ele Porque : Ele me faz rir e deixa meu dia a dia mais alegre
Ele é louco por mim porque : Embora o cardápio diário dele seja recheado de ração para o seu porte, dou comida para ele escondido durante o jantar (mas não contem nada para a minha esposa, por favor)





Golden Retriever


Golden Retriever :

Goldens parecem Labradores de pelo longo, mas tem o temperamento mais calmo e se adaptam melhor em apartamentos.

Família : Cão de caça, cão de busca.
Grupo do AKC : Esportista.
Área de Origem : Inglaterra.
Função Original : Cão de Busca.
Tamanho Médio do Macho : Altura : 58 à 60 cm. Peso : 29 à 34 kg.
Tamanho Médio da Fêmea : Altura : 54 à 57 cm. Peso : 25 à 30 kg.
Outros Nomes : Retriever Amarelo 


Energia                                     
Gosto por Brincadeiras          
Amizade com outros cães      
Amizade com outros animais
Proteção                                    
Tolerância ao Calor                
Tolerância ao Frio                    
Necessidade de Exercícios        
Apego ao Dono                          
Facilidade de Treinamento      
Guarda                                       
Cuidados com a higiene do cão


Origem e História da Raça :


Um dos esforços mais casuais e melhor documentados para produzir raça deu origem ao Golden Retriever. O homem responsável pela raça foi Lord Tweedmouth, que viveu ao norte da fronteira da Escócia na região do rio Tweed. Com o aumento do interesse por cães de busca em meados de 1800, era necessário um cachorro que conseguisse avançar em uma vegetação densa, enfrentar águas frias, nadar e fazer o resgate com cuidado. Lord Tweedmouth cruzou o Nous, um Retriever de pelo ondulado e amarelo ( descendente do pequeno Terra-Nova e das primeiras raças de Labrador, usado por pescadores ) com Belle, uma Tweed Water Spaniel (uma retriever de cor amarelo escuro com pelo muito crespo). Eles geraram quatro filhotes, que prometiam ser excelentes cães para buscar aves em regiões altas. Foram feitos outros cruzamentos cuidadosos com retrievers preto, Tweed Spaniels, setters e até um Bloodhound. No começo consideraram a raça como sendo uma variedade em tom amarelo (dourado) dos retrievers de pelo liso, mas depois a raça foi reconhecidas como Golden Retriever em 1912. Alguns desses cães chegaram à América com os filhos de Lord Tweedmouth, em 1900, mas o AKC só os registrou como raças separadas em 1927. A raça foi valorizada por suas habilidades de caça, produzidas pela cuidadosa mistura de seu material original. Só bem mais tarde se tornou popular como animal de estimação, cão de exposição e um competidor em obediência, após essa transição, o crescimento da raça foi meteórico, e ela continua sendo uma das mais populares da América. 

Temperamento do Golden Retriever :

Amigo de todos, o Golden Retriever é conhecido por sua natureza devotada e protetora como companheiro da família. Ele vai fazer suas buscas esportivas também em apartamento, e anseia por um dia no campo. Ignorar sua natureza ativa e sua poderosa estrutura física pode levar a problemas de comportamento. Essa raça precisa de exercícios físicos e mentais todos os dias. Ele tende a ser excessivamente exuberantes e agitado, e seu entusiasmo pelas coisas o distrai facilmente durante o treino. Porém ele é louco por agradar e adora aprender. Os  de que o Golden é capaz em obediência competitiva são impressionantes. Ele gosta especialmente de brincadeiras que envolvem buscas e adora trazer as coisas na boca.

Cuidados com o Golden Retriever :


O Golden Retriever precisa de exercícios todos os dias e interação humana. Lições de obediência que o desafie, simulações de caça ou busca, são ótimas formas de exercitar a mente e o corpo do Golden. Ele é um cachorro tão social que o melhor é deixá-lo compartilhar a vida familiar. O pelo não costuma embaraçar, mas precisa ser escovados duas vezes por semana. Os filhotes de Golden podem ser bem agitados e é preciso gastar a energia deles para que não se tornem destruidores.


















sábado, 25 de outubro de 2014

A Inteligência dos Cães :

Stanley Coren em seu livro A Inteligência dos Cães, elaborou uma tabela através de um questionário elaborado por ele e preenchido por juízes americanos, especializados em provas de obediências. O objetivo era atingir o maior número de cães e raça arcando com o "risco" de uma avaliação indireta. Segundo ele, 208 juízes especialistas nos EUA e no Canadá responderam ao seu questionário e destes, 199 foram completos. 

É importante ter em mente que a "inteligência"  de que falamos é definida por Stanley como " inteligência de Obediência e Trabalho", e não da inteligência "instintiva" dos cães das 133 raças foram organizadas de 1 à 79.

Os cachorros, são em geral, animais muito inteligentes e aprendem em geral se tivermos paciência em ensina-los .

Graduação de 1 - 10 : Correspondem aos melhores cães em termos de inteligência e trabalho. A maioria dos cães destas raças começam a mostrar sinais de compreensão de comandos simples após apenas 5 repetições e não precisam de muita prática para manter esses comandos. Eles obedecem a primeira ordem dada pelo dono/treinador em cerca de 95% dos casos, e além disso, eles costumam obedecer a esses comandos apenas alguns segundos depois de solicitado, mesmo que o dono esteja longe fisicamente.

Graduação de 11 - 26 : São excelentes cães de trabalho. O treinamento de simples comandos depois de 5 a 15 repetições. Os cães lembram destas ordens muito bem embora possam melhorar com a prática. Eles respondem ao primeiro comando em cerca de 85% dos casos, ou mais. Em casos de comandos mais complexos, é possível notar, ocasionalmente, uma pequena demora no tempo de resposta, mas que também pode ser eliminada com a prática destes comandos. Cães deste grupo também podem demorar mais a responder se seus donos/treinadores estiverem fisicamente distantes.

Graduação de 27 - 39 : São cães de trabalho acima da média. Embora eles demonstrem um entendimento preliminar de novas tarefas simples depois de 15 repetições, em média vão precisar de 15 a 20 repetições antes que eles obedeçam de formas mais imediata. Os cães desse grupo se beneficiam enormemente de sessões extras de treinamento , principalmente no começo da aprendizagem. Depois que eles aprendem e adquirem o hábito do novo comportamento, geralmente eles retêm os comandos com uma certa facilidade. Outra característica destes cães é que ele costumam responder no primeiro comando em 70% dos casos, ou ainda melhor que isso, dependendo da quantidade de tempo investido no treinamento deles. A única coisa que os separa dos melhores cães em obediência é que eles tendem a demorar um pouquinho mais de tempo entre o comando dado e a resposta, além disso eles parecem ter um pouco mais de dificuldade em se concentrar no comando na medida em que o dono se distancia fisicamente deles. No entanto, quanto maior a dedicação, paciência e persistência do dono/treinador, maior o grau de obediência desta raça.

Graduação de 40 - 54 : São cães de inteligência de trabalho e obediência intermediária. Durante o aprendizado, eles irão demonstrar sinais rudimentares de compreensão após 15 a 20 repetições. No entanto, para que eles obedeçam razoavelmente serão necessárias de 25 a 40 experiências bem sucedidas. Se forem treinados adequadamente, estes cães irão apresentar boa retenção e eles irão se beneficiar, definitivamente, de todo esforço extra que o dono dispensar durante o período inicial de aprendizado. Na verdade, se este esforço inicial não for aplicado, no início do treinamento, o cão parecerá perder rapidamente o hábito de aprender. Normalmente eles respondem no primeiro comando em 50% dos casos, mas o grau de obediência final e confiabilidade irá depender da quantidade de prática e repetições durante o treinamento. Ele também poderá responder de uma forma consideravelmente mais lentas do que as raças em níveis mais elevados de inteligência.

Graduação de 55 - 69 : São cães cuja capacidade de obediência e de trabalho é apenas razoável. às vezes é preciso cerca de 25 repetições antes que eles comecem a mostrar algum sinal de entendimento do comando novo e provavelmente serão precisas outras 40 a 80 repetições antes que eles se tornem confiáveis em tal comando. Ainda sim o hábito de obedecer ao comando pode parecer fraco. Se eles não forem trenados várias vezes, com extra dose de persistência, estes cães irão agir como se tivessem esquecido completamente o que se espera deles. Sessões ocasionais de reforço são necessárias para manter a performance do cão num nível aceitável. Se os donos trabalharem apenas o “normal” para manter seus cães treinados, os cães irão responder prontamente no primeiro comando em apenas 30% dos casos. E mesmo assim, eles obedecerão melhor se o dono estiver muito perto deles fisicamente. Esses cães parem estar sempre distraídos e obedecem apenas quando eles assim desejam.

Graduação de 70 - 80 : São as raças julgadas como as mais difíceis, com o menor grau de inteligência de trabalho e obediência. Durante o treinamento inicial, podem precisar de 30 a 40 repetições de simples comandos antes de mostrarem algum sinal de que fazem idéia do que se trata. Não é raro que esses cães precisem executar mais de 100 vezes um comando antes de se tornarem confiáveis na sua performance.


Ranking de Inteligência dos Cães :

1º Border Collie 
2º Poodle
3º Pastor Alemão 
5º Dobermann 
6º Pastor de Shetland
7º Labrador
8º Papillon 
9º Rottweiler
10º Australian Cattle Dog
11º Welsh Corgi Pembroke
12º Schnauzer Miniatura 
13º Springer Spaniel Inglês
14º Pastor Belga Tervuren
15º Pastor Belga Groenland, Schipperke
16º Collie, Keeshond 
17º Pointer Alemão de Pelo Curto 
18º Cocker Spaniel Inglês
19º Brittany
20º Cocker Spaniel Americano
21º Weimaraner 
22º Pastor Belga Malionis, Bernese Montanhês (ou Boiadeiro Bernês)
23º Spitz Alemão
24º Irish Water Spaniel 
25º Viszla 
26º Welsh Corgi Cardigan
27º Yorkshire Terrier
28º Schnauzer Gigante
29º Airedale Terrier
30º Border Terrier 
31º Welsh Springer Spaniel
32º Manchester Terrier
33º Samoieda 
34º Field Spaniel 
35º Setter Irlandês
36º Norwegian Elkhound 
37º Pinscher Miniatura
38º Norwich Terrier
39º Dálmata
40º  Soft-Coated Wheaten Terrier
41º Curly-Coated Retriever
42º Pastor Australiano
43º Pointer 
44º Pointer Alemão de Pelo Duro
45º Husky Siberiano 
46º Tibetan Spaniel 
47º West Higland White Terrier
48º Boxer
49º Dachshund 
50º Malamute do Alasca
51º Shar pei
52º Rhodesian Ridgeback
53º Ibizan Hound
54º Akita
55º Skye Terrier
56º Norfolk Terrier
57º Pug
58º Buldogue Francês
59º Maltês
60º Greyhound Italiano
61º Cão de Crista Chinês
62º Dandie Dinmont Terrier
63º Cão dos Pirineus
64º São Bernado
65º Bull Terrier
66º Chihuahua
67º Lhasa Apso
68º Bullmastiff
70º Shih Tzu
71º Basset Hound 
72º Beagle
73º Pequinês
74º Bloodhound
75º Borzoi
76º Chow Chow
77º Buldogue Inglês
78º Bansenji 
79º Afghan Hound

Tudo Sobre Shih Tzu


* Expectativa de vida : 12 à 16 anos.
* Ninhada : em média 3 filhotes, mas pode varias de 1 à 5.
* Grupo : 9 - Cães de Companhia.
* Padrão de Raça : CBCK
* Cor : Preto, marrom ou branco são os mais populares. É comum serem bicolor.
* Pelo : Longo.
* Tamanho : Toy/ Pequeno.
* Tosa : requer pouca tosa.
* Altura ( Macho e Fêmea ) : Até 28 cm.
* Peso ( Macho e Fêmea ) : Entre 4kg e 7kg.
* Ambiente ideal : O Shih Tzu é o cão ideal para a cidade e para o campo. Na cidade, esses cães se acostumam facilmente com barulhos e o estilo de vida em apartamentos. Eles também adoram correr pelo campo, mas eles são pequenos, frágeis e são cães de companhia, por isso mesmo no campo devem ser mantido dentro de casa. São um dos cachorros mais apropriados para apartamento.

Aparência :

O Shih Tzu é um cão pequeno, que pode ser praticamente de qualquer cor. Os mais desejáveis são os que tem a testa e a ponta da cauda brancas, seu pelo é longo no topo e denso embaixo. Quando o cão é adulto, o Subpelo deixa o pelo de cima com aparência glamurosa. Sua cabeça e cauda são empinadas, o que dá um ar de confiança à raça. O corpo é compacto e levemente comprido. Tem uma boa estrutura corporal por baixo dos pelos sedosos, os Shih Tzus tem os olhos grandes, arredondados e com expressão de confiança e amizade. As orelhas são cobertas de um pelo liso que se extende até suas pernas dianteiras. Normalmente seus dentes de baixo são mais proeminentes que os dentes de cima. Sua cauda é longa, empinada e curvada para cima. O pelo do Shih Tzu quase não cai, então essa é a raça é uma ótima escolha quem é alérgico ( rinite e afins) 

Diferenças entre o Shih Tzu americano e o Shih Tzu europeu :

Padrão Americano :


1. Suas pernas são mais altas e as pernas da frente são mais alinhadas com o peito, ou seja, mais para a frente.
2. O peito é pequeno
3. A cabeça é mais ou menos quadrada e menor sobre um pescoço um pouco mais longo e mais fino.
4. Os olhos são pequenos.
5. Os ombros são mais para a frente.




Padrão Europeu :

1. As pernas são menores e parecem ligeiramente dobradas
2. O peito é largo e imponente
3. A cabeça é maior e redonda, o pescoço é um pouco mais curto e robusto.
4. Os olhos são salientes e grandes.
5. Os ombros deste são levemente inclinados para trás.





Atenção : Não acredite em um "mini Shih Tzu". Esses cães são criados fora dos padrões da raça para atender uma demanda de pessoas que não conhecem os problemas de "cão miniatura".

Pelagem e cores do Shih Tzu :


Origem da Raça Shih Tzu :

O Shih Tzu vem do Tibet, onde era mantido dos templos como um cão assustador. Sabemos que eles eram ocasionalmente doados dos imperadores da China durante o século 17 como um tributo à honra. Na China, o Shih Tzu já foi considerado um amuleto de boa sorte. Existem pinturas do início do século 16 que mostram cães que se assemelham a pequenos leões. O nome Shih Tzu significa "leão". No início dos anos 30, um filhote da raça Shih Tzu foi dado de presente a rainha Elizabeth e isso popularizou a criação da raça na Inglaterra. Nos Estados Unidos, a raça só começou a fazer sucesso no final dos anos 60. 

Temperamento e Personalidade :

- Shih Tzus são alegres e extrovertidos.
- Eles são bons de colo e ótima companhia de brincar também
- Eles são sempre animados.
- São apegados a família e ótimos com crianças.
- Eles são teimosos e podem ser difíceis de educar
- Os Shih Tzus ocupam o 70º lugar no ranking de inteligência canina
- Eles também são bons cães de alerta e costumam latir quando acontece algo novo à sua volta. Atenção aos vizinhos, pois seus latidos podem ser indesejáveis.
- Eles também costumam ser dóceis com outros animais, mas todas as raças, devem ser socializados desde cedo, tanto com outros cães quanto com crianças e gatos.
- Ao apresentar um novo ser para um Shih Tzu, sempre supervisione (aliás, isso serve para qualquer raça !).
- É importante manter a raça ativa e com carinho e companhia constante
- Eles gostam muito de atenção e adoram estar presente em tudo.
- Shih Tzus ficam felizes em te seguir pela casa.
- Eles são muito carinhosos, apegados e amigos, adoram um colo e não ficam muito bem sozinhos.


Cuidados com o seu Shih Tzu :

Principais problemas de saúde : Shih Tzus são cães branquicefálicos (focinho achatado), o que significa que podem ter problemas respiratórios de moderados à graves. Desde roncos e espirros até apnéia e infecções. Eles também podem ter infecções de ouvido se não forem limpos corretamente. Eles também tem tendência à obesidade e é importante cuidar de seus dentes para evitar problemas periodontais .

Cuidado com os pelos : É importante escovar os pelos do Shih Tzu todos os dias, o que dura em média 15 minutos ( considere isso se você não tem tempo ou não gosta dessa atividade antes de adquirir um Shih Tzu). Se você acostumar seu cãozinho a ser escovado diariamente, isso vai se tornar uma atividade prazerosa para você e para ele. Escovar o pelo vai mante-lo sedoso, macio, brilhante e principalmente sem nós. Além disso, normalmente se prende a franja do Shih Tzu para evitar que caia sobre seus olhos. Assim como todas as raças, principalmente as que vivem em apartamentos, é importante cortar suas unhas, pois se ficarem muito grandes elas se curvam para baixo, atrapalhando o seu caminhar e até causando feridas em suas patinhas.

Cuidado com os olhos : Os olhos do Shih Tzu são predominantes, além de estarem extremamente expostos com muitos pelos em volta. É importante manter seus olhos bem limpos e você pode usar um lenço umedecido para limpar essa região. Como eles tem pouco focinho, cuidado quando for passear na rua com ele, para que os espinhos não entrem em seus olhos. Além disso cuidado com quinas e outros móveis de sua casa.

Shih Tzus precisam de exercícios : Essa raça adora brincar. Caminhadas curtas são suficientes para mantê-los saudáveis, tanto mental como fisicamente. Eles adoram jogos dentro de casa também, mas isso não elimina sua necessidade de passear, então é importante incentivá-los a fazer atividades. Assim como para os seres humanos, exercício faz bem para a saúde. 

Como Adestrar seu Shih Tzu :

O adestramento deve começar cedo, assim que o Shih Tzu chegar em casa - por volta dos dois meses. As seções devem ser curtas e frequentes, por exemplo 3 seções diárias de 10 minutos. Eles tendem a perder o foco com facilidade, por isso não adianta fazer longas seções de adestramento com eles. No ranking de inteligência eles não ocupam uma posição muito boa, por isso é preciso paciência e amor. Pode levar certo tempo e certo número de repetições para que um Shih Tzu entenda o que você está querendo dizer, mas o resultado vale a pena. 

Importante : Se estiver ao ar livre, sempre deixe-o preso à coleira. Não deixe seu cachorro solto em locais abertos.