Seguidores

Translate

Translate

domingo, 21 de dezembro de 2014

Bernese Montanhês ou Boiadeiro Bernês


Bernese Mountain Dog :

    O Boiadeiro Bernês (Bernese Mountain Dog) é cativante por seu tamanho, pelagem e temperamento calmo e pacato.

Família : Cão de gado, Cão da Montanha, Mastiff (pastoreiro/tração)
Grupo do AKC : Trabalhadores
Área de Origem : Suíça
Função Original : Tração
Tamanho médio do macho : Altura : 63 - 70 cm. Peso : 40 - 54 Kg
Tamanho médio da fêmea : Altura : 58 - 66 cm. Peso : 31 - 45 Kg.
Outros Nomes : Bernes Sennenhund, Bernese/Boiadeiro de Berna, Bernese Moutain Dog.
Expectativa de vida : entre 12 e 13 anos 
Coloração : De três cores, mas predomina sempre o preto e manchas brancas e ruivas.
Olhos : Marrons Escuro.
Pelagem : Grossa e Média, lisa ou ondulada
Qualidades Principais : Agilidade e Inteligência
Padrão da raça : Confira Aqui



Energia  :                                   
Gosto por Brincadeiras :           
Amizade com outros cães :       
Amizade com estranhos :          
Amizade com outros animais :  
Proteção :                                   
Tolerância ao Calor :                 
Tolerância ao Frio :                   
Necessidade de Exercícios :      
Apego ao Dono :                      
Facilidade de Treinamento :      
Guarda :                                    
Cuidado com a higiene do Cão :


Origem e História da Raça :

    O mais conhecido dos Sennenhund, ou "Cães de Montanha Suíços", o Bernese se destaca por ser o único a ter um pelo longo e sedoso. A origem da raça é apenas especulativa. Alguns especialistas acreditam que sua história vem da época da invasão romana na Suíça, quando os mastiffs cruzaram com os cães guardadores de rebanho nativos. O cruzamento produziu um cão forte capaz de resistir ao clima dos Alpes e servir como cão de tração, guardador de rebanho e cão pastor. Apesar da utilidade desses cães, poucas tentativas foram feitas para perpetua a raça. No final de 1800, a raça estava em risco de extinção. Nessa época, o professor Albert Heim iniciou uma pesquisa sobre cães suíços que levaram a identificação do Boiadeiro Bêrnes como um dos espécimes. Esses cães foram encontrados apenas nos vales baixos dos Alpes. Com os esforços de Heim, eles foram divulgados na Suíça e na Europa. Os melhores espécimes foram encontrados na área de Durrbach, dando a raça o nome de Durrbachler. Com o crescimento da raça, o nome foi mudado, para Bernese Mountain Dog. O primeiro Bernese chegou à América em 1926; o reconhecimento oficial do AKC aconteceu em 1937. 


Temperamento do Boiadeiro Bernês :

    O Boiadeiro Bernês é um cachorro fácil de se conviver e um bom companheiro para a família (isto é, depois que ele passa da adolescência). Ele é sensível e leal e extremamente devotado. Ele é gentil com crianças e geralmente reservado com crianças. Normalmente convive bem com outros cães e animais domésticos. 


Principais Característica do Bernese :

    Antigamente era um cão de trabalho no campo, daí o "montanhês", e a raça que quase chegou a desparecer. 

Por sorte o Bernese, sobreviveu e hoje faz a alegria de muitas pessoas. Confira as principais características da raça a seguir :

1. É companheiro e Extremamente dócil.

    O Bernese escolhe seu dono e pode até morrer de depressão se ficar muito tempo longe dele. Extremamente dócil, esse cão é tão companheiro de seu dono, que é capaz até mesmo de sofrer de depressão canina se ficar longe dele.

    A raça escolhe um dono e se afeiçoa muito a ele. Quando ele se afasta por um longo tempo, o cachorro não come. Há casos até mesmo de Berneses que sofreram da depressão profunda após longa ausência do dono, alguns chegando à óbito.
    Dessa forma, tome cuidado ao adotar ou comprar um Bernese, pois deve estar ciente de que ele escolherá uma pessoa e se afeiçoará muito a ela, esperando em troca carinho e atenção frequente.
    Essa raça convive muito bem com crianças, mesmo tendo esse tamanho grande, pois não são de pular muito, evitando acidentes, e também latem pouco (somente para avisar que algo está errado). 

2. É Inteligente. 

    Aprende facilmente as coisas e deve ser adestrado desde pequeno para aprender as regras da casa.

    Dentre 79 raças de cães, o Bernese Montanhês fica em 22º lugar em um ranking de inteligência, junto com o Pastor Belga. É uma raça fácil de ser adestrada : aprende rápido e é obediente.
    Eles aprendem comandos e regras desde pequenos, então devem ser adestrados e ensinados de tal maneira que o tamanho não prejudique o desempenho do animal no ambiente. É do tipo que você diz "Não!" e ele entende que não é certo fazer aquilo. Para isso, basta ensina-lo desde filhote o que é certo e errado e ele vai aprender rápido. 

3. Precisam de Espaço. 

    Não são bons para apartamento e necessitam de um local amplo para viverem, além disso exigem atividades físicas regular e moderada.

    Por ser um animal de grande porte, o Bernese Montanhês não se adapta bem em espaços pequenos, em especial apartamentos. Ele gosta de correr e se movimentar, mesmo que seu nível de atividade não seja tão intenso como o seu tamanho.
    Não adianta deixá-lo em um quintal enorme isolado na casa, pois, como já foi citado, essa raça pode até morrer de depressão se ficar sem contado com o dono. 
    Berneses precisam de um espaço razoável para brincadeiras e para correr, de preferência, um local em que o dono possa compartilhar de sua agradável companhia, brincar e se divertir também.
    O nível de exercícios podem ser moderadas, como caminhadas leves, visto que ele não é muito ativo ativo e não suporta grandes cargas de exercícios. 

4. Precisam ser socializados.

    Podem estranhar pessoas estranhas se não forem socializados, mas se dão bem com outros animais, desde que sejam treinados desde pequenos.

    Por se apegar bastante ao seu dono e querer protege-lo, o Bernese pode ser desconfiado com estranhos ao primeiro momento. Por isso, devem ser socializados, mostrando sempre quais são as pessoas de fora do seu convívio em que podem confiar. 
    Outra característica da raça em relação a esse apego é que o dono deve fazer com que o animal conviva com as demais pessoas e até mesmo frequente ambientes diferentes para não se tornarem tímidos e retraídos, confiando somente no dono. 
    A maioria dos animais da raça é pacífica com outros cachorros, mas os machos, principalmente podem estranhar um pouco a convivência com outros animais. Tome cuidado e faça sempre a apresentação correta entre os pets.

5. Exigem Cuidados Moderados

    Banho, escovação e limpeza das orelhas são os maiores cuidados com o cão.

    Embora o tamanho seja grande, o Bernese não precisam de grandes cuidados de higiene, devendo apenas tomar banho regularmente (no verão, os pelos tendem a esquenta-lo, então aumente a frequência), ser escovado semanalmente, e ter limpas suas orelhas (que são caídas e apresentam mais propensões à otite).
    Fique atento à possibilidade da baba, pois animais da raça que possuem a mandíbula mais frouxa podem babar bastante. 
    

Como cuidar de um Boiadeiro Bernês :

    Esse cão adora viver ao ar livre, especialmente em clima frio. Ele precisa de exercícios diários moderados, seja uma boa caminhada ou passeio de coleira. Ele se integra tão bem com sua família humana que ele não deve ser deixado para viver sozinho no quintal. Dentro de casa, ele precisa de bastante espaço pra se esticar. A expectativa de vida do Bernese é definida por uma expressão suíça : " Três anos cão jovem, três anos um bom cão, três anos um cão velho. Todo o resto é presente de Deus." 


Saúde do Boiadeiro Bernês : 


Principais Preocupações : Displasia de Quadril, Displasia do Cotovelo, Histiocitose, OCD
Preocupações Menores : Fragmentação do processo coronoide, torção gástrica, Atrofia Progressiva da Retina. 
Vistos Ocasionalmente : Hipomielinização 
Exames Sugeridos : Quadril, Cotovelos e Olhos.
Observações : Ele precisa de cuidados extras contra insolação.



    Bem, tamanho e carisma ele tem, e agora você já sabe tudo que se destaca nessa raça tão linda. Basta saber se seu estilo de vida está preparada para um animalzinho assim na sua família.


    









Nenhum comentário:

Postar um comentário